Texto sobre ofensiva de ações é o mais lido
31 de janeiro de 2009, 9h55
O texto mais lido nesta semana na revista Consultor Jurídico foi sobre o apoio da seccional paulista da OAB a oito advogados. Eles foram processados mais de 170 vezes pela mesma pessoa e a OAB-SP, em defesa das prerrogativas desses advogados, fornecerá assistência jurídica aos profissionais. Desde que foi publicado no dia 27 de janeiro, o texto recebeu quase 3 mil os. As ações propostas foram de indenização por crime contra a honra. A medição é do Google Analyctis.
Um ofício assinado pelo presidente da seccional, Luiz Flávio Borges D´Urso, e pelo presidente da Comissão de Prerrogativas, Sergei Cobra Arbex, atendeu a um pedido de auxílio feito pelos advogados, que protestam contra o elevado número de ações ajuizadas contra eles na Justiça de Mato Grosso do Sul apenas pelo empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura, que conseguiu alvará de soltura nesta sexta-feira (30/1), no TJ-MS. Clique aqui para ler a notícia.
A ConJur, num período de sete dias, recebeu 299 mil visitas. A cobertura do Geo Map, ferramenta do Google, também apontou visitas de 10 países. Dentre eles, Estados Unidos com 300 os, Portugal com 285 e Argentina com 200 os. O dia 23 de janeiro, contudo, foi o mais ado com 50 mil visitas. Veja alguns textos publicados, com destaque, neste dia:
- CNJ unifica numeração de processos em todo o país
Barack Obama anula política antiaborto dos Estados Unidos
Espírito Santo demite 20 defensores sem concurso
Itália quer ser ouvida sobre pedido de liberdade de Battisti
OAB-SP quer prorrogar prazo para advogado renovar carteira
Em segundo lugar no ranking da ConJur das mais adas, ficou o parecer do advogado Nilo Batista no caso do italiano Cesare Battisti. O texto recebeu 2,5 mil os. De acordo com o advogado, os quatro homicídios atribuídos pela Justiça da Itália ao ex-militante comunista são anteriores à Lei da Anistia (6.683/79) e, na prática, a sua extradição significa uma dupla incriminação. O parecer foi solicitado pela defesa de Battisti. O texto do advogado, que ganhou notoriedade nos anos 70 como defensor de presos políticos, foi escrito em maio do ano ado para ser anexado ao processo de Extradição que corre no Supremo Tribunal Federal.
Liberdade de expressão
O pedido de indenização negado ao comentarista Juca Kfouri pela Justiça também chamou atenção dos leitores. Em terceiro lugar, recebeu 2,3 mil os. A ação de Juca foi movida contra o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo. Kfouri recorreu à Justiça por se sentir ofendido com a expressão “um tal de Juca Kfouri da vida” dita por Luxemburgo numa entrevista coletiva, em 2007. Na mesma entrevista Luxemburgo fez referências a outros ações mal sucedidas movidas pelo comentarista. O juiz Gustavo Antonio Pieroni Louzada, da 3ª Vara Cível da Comarca de Santos (SP), entendeu que os comentários não causaram dano moral nem psicológico ao comentarista. Juca ainda pode recorrer da decisão.
Leia os 10 textos mais ados entre o dia 23 e 30 de janeiro
OAB paulista defende advogados processados em MS
Crimes atribuídos a Battisti prescreveram com Anistia, diz Nilo Batista
Juca Kfouri perde batalha judicial contra Vanderlei Luxemburgo
CNJ define padrão para numeração de processos em todos os tribunais
Vanderlei Luxemburgo é condenado por ofender Marcelinho Carioca na TV
Juiz do Pará é agredido com pá e atinge agressor com dois tiros
Com o Sped, empresas podem deixar de enviar declarações para o fisco
TJ de São Paulo cria ferramenta para impedir fraude nas ações de cobrança
Juízes precisam ler mais poesia, romance e jornal, diz ministro do STF
OAB-SP quer prorrogar prazo para advogados renovar cartão de identidade
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!