Ciro Gomes e vice têm registros de candidatura aprovado pelo TSE
1 de setembro de 2022, 16h37
O Tribunal Superior Eleitoral validou por unanimidade o registro da candidatura à presidência de Ciro Gomes (PDT). O tribunal também aprovou o registro da vice-candidata na chapa, Ana Paula Matos, do mesmo partido.

André Carvalho/CNI
A candidatura de Ciro foi impugnada pelo vereador Fernando Holiday (Novo-SP), que alegava a inelegibilidade do pedetista com base em uma condenação à reparação por danos morais em uma ação civil por declarações contra o parlamentar. De acordo com o vereador, em 2018, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, o candidato chamou Holiday de "capitãozinho do mato" em referência à oposição do vereador a pautas defendidas pelo movimento negro, como a política de cotas raciais.
Posteriormente, o Ciro novamente o ofendeu, chamando-o de "nazista". Em 2019, Ciro foi condenado a pagar R$ 38 mil a título de danos morais a Holiday.
Para o relator do processo, ministro Carlos Horbach, o caso não é suficiente para tornar Ciro inelegível. "Da documentação acostada aos autos, não se vislumbra a incidência de nenhuma causa de inelegibilidade", afirmou.
Os demais ministros acompanharam o relator, sem ressalvas.
0600716-03.2022.6.00.0000
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!