Sergio Bermudes é homenageado por sua carreira no Direito
1 de abril de 2025, 12h31
O advogado Sergio Bermudes, considerado um dos maiores processualistas do país, foi homenageado por sua carreira jurídica em evento da empresa britânica Chambers and Partners no último dia 20/3, em São Paulo. A premiação destacou sua influência na formação de centenas de profissionais, seu respeitado escritório com pouco mais de 55 anos de atuação e sua defesa dos direitos humanos e da democracia.

Bermudes é fundador de escritório com 55 anos de atuação
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES) em 1946, ele fundou o escritório Sergio Bermudes Advogados em 1969. A banca hoje está estabelecida no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília e em Belo Horizonte.
Na década de 1970, Bermudes defendeu a publicitária Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes da ditadura militar em 1975. Em 1978, ao analisar a ação, um juiz federal declarou que Vladimir morreu de causas não naturais e condenou a União a indenizar a família da vítima. A sentença transitou em julgado, mas não foi cumprida.
Ainda naquela década, o advogado começou sua carreira de professor universitário como assistente na Faculdade de Direito da Universidade da Guanabara (antigo nome da Uerj) e na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular. Mais tarde, também assumiu uma cadeira na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
A partir dos anos 1980, Bermudes assumiu uma posição de liderança no contencioso cível e na área de reestruturação de empresas. Ele atuou, por exemplo, na disputa bilionária dos poupadores contra as instituições financeiras quanto à remuneração das cadernetas de poupança durante os planos financeiros das décadas de 1980 e 1990. O caso chegou a um acordo em 2017.
Em 1985, integrou a comissão de processualistas designada para promover uma revisão no Código de Processo Civil. Também já exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!