Eterna vigilância

Para Barroso, estabilidade institucional precisa ser vigiada com responsabilidade

 

22 de abril de 2025, 22h00

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a necessidade de defender as instituições ao falar sobre um cenário global de enfraquecimento democrático. “A estabilidade institucional brasileira é uma conquista a ser preservada com vigilância e responsabilidade”, afirmou o magistrado na última quinta-feira (18/4).

Luís Roberto Barroso

Barroso falou no pavilhão brasileiro na Expo 2025 Osaka, no Japão

Barroso voltou a dizer que as democracias já não são ameaçadas apenas por golpes militares. Segundo ele, atualmente líderes democraticamente eleitos podem desconstruir os pilares democráticos quando chegam ao poder.

O presidente do STF deu a declaração durante uma palestra sobre o potencial do Brasil para negócios, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Osaka (Japão). A fala do ministro fez parte da programação do pavilhão brasileiro na Expo 2025 Osaka, organizado pela ApexBrasil. O evento começou no último dia 13 e vai até 13 de outubro.

Em sua participação, Barroso destacou o papel do Brasil como uma das dez maiores economias do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 2 trilhões. Ele ressaltou também o crescimento do PIB acima das expectativas nos últimos dois anos, além das reservas internacionais robustas do país e a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica. Com informações da assessoria de comunicação da ApexBrasil.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!