O POSTE E O CACHORRO

Milei elogia sonegadores e desdenha de quem paga impostos

Autor

21 de maio de 2025, 14h16

O presidente da Argentina, Javier Milei, elogiou a “astúcia” de sonegadores de impostos e criticou contribuintes durante uma entrevista concedida na segunda-feira (19/5). Na conversa com o jornalista Antonio Lage, no programa de TV Otra Mañana, do canal A24, ele afirmou que quem paga tributos não teve capacidade de fugir do sistema e que o governo não vai recompensá-los por isso. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Javier Milei, presidente da Argentina, durante o G20, no Brasil

Javier Milei elogiou sonegadores de impostos em entrevista ao canal argentino A24

“Eu tenho de recompensar aquele que ficou na prisão porque há alguém que conseguiu sair do cárcere que os políticos nos impõem? Talvez ele não tivesse talento ou coragem para sair do sistema. Se todos tivessem conseguido fazer a mesma coisa, talvez os políticos tivessem parado de nos roubar”, declarou.

Milei também comparou os sonegadores aos cubanos que fugiram do regime de Fidel Castro para os Estados Unidos.

Ainda segundo a publicação, o governo argentino deve anunciar nos próximos dias um projeto que permite a entrada de dólares não declarados no sistema bancário do país. O novo mecanismo não deve exigir questionamentos sobre a origem do dinheiro, o que abre espaço para a circulação de recursos vindos de qualquer fonte, incluindo do crime organizado.

Ao ser questionado, Milei rebateu as críticas dizendo que questões econômicas não devem ser tratadas pelo viés legal. Ele enfatizou que não tem a intenção de apressar o anúncio. Estima-se que há entre US$ 200 bilhões e US$ 400 bilhões fora do sistema bancário argentino. O presidente acredita que esse montante pode impulsionar a economia.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!