Comissão que atualiza Código Civil avalia relatórios setoriais
18 de dezembro de 2023, 19h13
A comissão de juristas que trabalha na modernização do Código Civil, instituída pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, promoveu nesta segunda-feira (18/12) sua primeira reunião após a fase inicial dos trabalhos.

Comissão que trabalha na atualização é presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão
O encontro teve como objetivo apresentar emendas e relatórios setoriais, e o grupo deve votar todos os itens até 5 de abril do ano que vem. Em fevereiro, será feita uma audiência pública que contará com o ministro da Suprema Corte da Argentina Ricardo Lorenzetti.
A primeira fase do trabalho dos juristas rendeu um texto de 1823 páginas, que engloba temas como teoria geral, obrigações, responsabilidade civil e direito das coisas. Os integrantes da comissão têm até sexta-feira (22/12) para apresentar sugestões ao texto.
Já foram promovidas três audiências públicas, em São Paulo, Brasília e Salvador. A comissão é presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, e tem como vice-presidente Marco Aurélio Bellizze, também ministro do STJ. Os professores de Direito Flávio Tartuce e Rosa Maria de Andrade Nery são os relatores-gerais do grupo.
A comissão tem atualmente 38 integrantes, divididos em oito subcomissões temáticas (cada uma com um sub-relator): parte geral; obrigações e responsabilidade civil; contratos; direito das coisas; direito das famílias; sucessões; Direito Digital; e Direito Empresarial.
Ao fim dos trabalhos, o relatório consolidado vai se transformar em um projeto de lei para tramitar no Senado e, posteriormente, na Câmara dos Deputados. Com informações da Agência Senado.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!