Banco escolar

AGU terá mestrado profissional em Direito e Advocacia Pública

 

30 de abril de 2025, 19h54

A Advocacia-Geral da União, por meio da sua Escola Superior, terá o seu primeiro programa de mestrado profissional em Direito e Advocacia Pública. A proposta do curso foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

pessoas em aula

Curso aprofundará estudos sobre advocacia pública, com foco em governança e funções institucionais

O objetivo do curso é aprofundar as pesquisas e os estudos sobre a advocacia pública, especialmente nos temas de governança e funções institucionais. Os programas são voltados para advogados públicos federais, estaduais, distritais e municipais, com a possibilidade de extensão a servidores públicos.

O diretor da Escola Superior da AGU, o procurador da Fazenda Nacional João Carlos Souto, conta que a AGU vem trabalhando na proposta do curso desde 2022.

“A AGU apresentou um projeto muito consistente e o projeto de mestrado foi elaborado pelo coordenador-geral de pós-graduação da Esagu, o advogado da União Henrique Augusto Figueiredo Fulgêncio”, afirma o diretor. “O curso será muito importante para a advocacia pública e para a carreira.”

Linhas de pesquisa

O programa de mestrado terá duas linhas de pesquisa: Direito, Advocacia Pública e Governança; e Direito e Funções Institucionais da Advocacia Pública. Disciplinas como Governança e Gestão Estratégica na istração Pública; Transparência e Cooperação Institucional e Interinstitucional; e Soluções Sustentáveis e Inovadoras em Advocacia Pública consultiva farão parte do programa.

O curso contemplará ainda uma disciplina eletiva comum às duas linhas: Laboratório de Inovação da Advocacia Pública. As aulas serão presenciais e ainda não há data marcada para o lançamento do edital. Com informações da assessoria de imprensa da AGU.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!