FIM DO RECESSO

Barroso exalta papel civilizatório da Justiça na abertura do ano judiciário do TJ-SP

Autores

7 de fevereiro de 2025, 18h14

“O que nós fazemos de bom tem sido seguido por um silêncio retumbante. Mas, quando ocorre um acidente, somos tratados com fúria obsessiva”, declarou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (7/2), durante a abertura do ano judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo, na sede da corte paulista.

Na visão do magistrado, a história recente tem sido marcada pelo extremismo e isso afeta a imagem do Poder Judiciário, que, segundo ele, “faz parte de um processo civilizatório” e pode ser definido como “a alternativa da humanidade à violência”.

Barroso recebeu homenagem e discursou na abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo nesta sexta-feira (7/2)

Barroso recebeu homenagem e discursou na abertura do ano judiciário do TJ-SP

Durante a cerimônia de abertura do ano judiciário do TJ-SP, Barroso recebeu o Colar do Mérito Judiciário, a maior condecoração do Judiciário paulista. Além dele, outros quatro ministros do Supremo estiveram no evento: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e André Mendonça.

Em seu discurso, o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do TJ-SP, fez um balanço de seu trabalho à frente da corte em 2024 e prometeu uma gestão transparente em 2025. 

Também participaram do evento o ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça; o ministro Mauro Campbell Marques, também do STJ; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB); o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; e o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Os ministros Moura Ribeiro e Paulo Sérgio Domingues, ambos do STJ, também acompanharam a cerimônia, assim como o desembargador Valdir Florindo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; o desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; o desembargador militar Enio Luiz Rossetto, presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; e diversos desembargadores do TJ-SP.

Veja a seguir imagens da cerimônia:

ConJur
abertura do ano judiciário de 2025 no tj-sp
Solenidade de abertura do ano judiciário do TJ-SP aconteceu nesta sexta (7/2)
ConJur
Abertura do ano judiciário do TJ-SP contou com a presença de ministros do STF
Abertura do ano judiciário do TJ-SP contou com a presença de ministros do STF
ConJur
Tarcísio de Freitas, Torres Garcia, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Mauro Campbell Marques, Francisco Eduardo Loureiro, Luís Fernando Nishi e Leonardo Sica
Cerimônia reuniu magistrados e autoridades políticas na sede do TJ-SP
ConJur
Luís Roberto Barroso, presidente do STF, recebe colar de Torres Garcia, presidente do TJ-SP
Luís Roberto Barroso, presidente do STF, recebe Colar do Mérito Judiciário
ConJur
abertura do ano judiciário de 2025
Evento foi promovido na sede da corte paulista
ConJur
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em seu discurso
Luís Roberto Barroso em seu discurso
ConJur
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, Ricardo Nunes, Beretta da Silveira, Herman Benjamin, André Mendonça, Dias Toffoli, Tarcísio de Freitas, Torres Garcia, Luís Roberto Barroso, André do Prado, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Mauro Campbell Marques, Francisco Eduardo Loureiro, Luís Fernando Nishi e Leonardo Sica
Cerimônia reuniu magistrados e autoridades políticas na sede do TJ-SP
ConJur
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, Ricardo Nunes e Beretta da Silveira
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, Ricardo Nunes, Beretta da Silveira e Herman Benjamin
ConJur
O presidente do TJ-SP, Torres Garcia, em seu discurso
Torres Garcia em seu discurso

 

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!